TOP 5: Amizade Literária

Oi, Pessoal, tudo bem?

Em homenagem ao Dia do Amigo, que se comemora no dia 20 de Julho, no Brasil, resolvi escolher algumas amizades que cativaram e aqueceram o meu coração, durante algumas das minhas leituras. Um bom livro é aquele que consegue nos oferecer um misto de emoções e sentimentos e, para mim, é aquele que consegue ensinar algo sobre amizade verdadeira e parceria. Com isso, vem ver quais são os meus amigos literários favoritos:

1. Elizabeth Bennet e Jane Bennet, de Orgulho e Preconceito


Elizabeth e Jane Bennet podem até ser grandes irmãs, no enredo de Orgulho e Preconceito, mas o que as torna assim tão próximas é o fato delas terem uma amizade verdadeira acima do laço sanguíneo. Inseridas em um período tão restritivo para a mulher, Elizabeth e Jane sempre buscam a felicidade genuína uma da outra e conseguem enxergar o que elas estão realmente sentindo, por mais que busquem mascarar os seus sentimentos para o restante do mundo.

2. Harry, Rony e Hermione, de Harry Potter


Talvez a amizade do trio de ouro seja uma das mais admiradas e mais emocionantes, no meio literário e cinematográfico. E isso é decorrente do fato de Harry, Rony e Hermione nos ensinarem o valor do companheirismo, de conseguir ajudar o outro nos seus momentos de vulnerabilidade, de dizer a verdade por mais que doa e por ser fonte de luz mesmo nos momentos de escuridão e de incertezas.

3. Alicia e Mari, de Procura-se um Marido


Quando falamos nos livros da Carina Rissi, muito provavelmente você vai lembrar da amizade inspiradora que existe entre a Sofia e a Nina. Adoro as duas, sem dúvida, mas a minha amizade favorita é a que existe entre a Alicia e a Mari. As duas possuem as suas diferenças evidentes, mas elas conseguem se amar e admirar exatamente pelo que são. A Mari sempre está ali para ouvir as loucuras cometidas pela Alicia, para oferecer um ombro amigo nos momentos de fraqueza e para dizer quando Alicia está errada e errando nos seus julgamentos.

4. Clara e Bernardo, de O Descompasso Infinito do Coração

O Descompasso Infinito do Coração é o meu livro favorito da escritora nacional Bianca Briones e, por mais que Clara e Bernardo formem um par romântico, eles conseguem nos ensinar o verdadeiro valor de um ombro amigo. Bernardo nos ensina que ser amigo é amar o outro e tentar compreender as suas cicatrizes, a sua insegurança e os seus medos. É saber que por mais que o seu amigo esteja num momento de fraqueza, você precisa mostrar a ele o quão grandioso ele é.


5. Fern e Bailey, de Beleza Perdida

Essa é, de fato, uma amizade emocionante e que faz com sejamos gratos pelos amigos que temos ao nosso lado. Fern e Bailey nos ensinam que ser amigo é cuidar e tentar proteger sempre aquele que está ao nosso lado. É tentar impedir que o outro se machuque ou que a vida seja muito dura com ele. É nos ensinar que a amizade é o presente mais bonito e sincero que podemos ganhar, quando o mundo a nossa volta começa a ruir e quando tudo parece incerto. Ser amigo é se doar para o outro e perceber que devemos valorizar os momentos que compartilhamos juntos. 

“A amizade verdadeira sobrevive a tudo, Elisa. A distância não é capaz de destruir o amor. Acredite em mim.”

Feliz Dia do Amigo ! 💛

2 comentários:

  1. Olá!
    Ahhh, adorei suas 2 primeiras escolhas ❤️
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa,
      Fico muito feliz que você também goste e seja fã da amizade que existe entre esses personagens tão queridos.
      Beijos,
      Bel <3

      Excluir