[EMBARQUE COMIGO] Portugal

Oi, Pessoal, tudo bem?

O Embarque Comigo de hoje será muito especial, pois essa foi, de longe, a distância mais longa que eu já percorri e o local ganhou um espaço enorme no meu coração. Assim, a nossa viagem hoje será para Portugal, a terra dos nossos colonizadores e o país que é recheado de muita história, de belos castelos e de muitas cidades cheias de charme e de muita beleza.

Normalmente, no “Embarque Comigo”, escolho apenas cinco pontos turísticos para trazer para vocês, mas, dessa vez, temos muita bagagem para mostrar e muitas cidades maravilhosas para apresentar. Então, vamos apresentar os pontos turísticos mais especiais de cada cidade por onde passei.

1°Parada: Lisboa
Em Lisboa, temos cinco paradas obrigatórias, que oferecem uma bela visão da cidade e que possuem uma conotação histórica importante para a construção de Portugal. Temos então a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos, o Castelo de São Jorge e o Oceanário.


Em Lisboa, você pode contar com uma equipe preparada para mostrar como essa cidade é incrível e cheia de locais históricos importantes para a formação do país. E o melhor disso é que a equipe conta com uma brasileira e nordestina, que transmite o acolhimento do Brasil para nós, que estamos visitando Portugal, a Dona Fátima. 

O Padrão dos Descobrimentos representa a expansão ultramarina portuguesa e um momento de grande desenvolvimento e de muitas descobertas para o povo português. Assim, nesse local, poderemos encontrar Vasco da Gama, o Infante Dom Henrique e Camões, por exemplo. Vale a pena subir o elevador, nos 56 metros, que nos separam de uma vista panorâmica da cidade e do Rio Tejo.

A Torre de Belém, que se apresentava como uma proteção militar, também é de tirar o fôlego com os seus detalhes, tanto na sua parte exterior como no seu interior, que é formado por alguns andares abertos à visitação e que oferecem também uma bela vista do Rio Tejo.


O Mosteiro dos Jerónimos é uma grande construção não apenas religiosa, mas que consegue representar muito bem os traços manuelinos. Temos aqui uma fachada de mais de trezentos metros e um interior bem trabalhado e cheio de tesouros. 

O Castelo de São Jorge é uma das atrações mais visitadas e que se encontra no topo de uma das colinas. Com um espaço amplo e cheio de torres, o Castelo exige disposição do visitante para percorrer toda a construção, mas oferece uma vista de tirar o fôlego da cidade, do Rio Tejo e do próprio momento histórico vivido por Portugal. Além disso, você poderá desfrutar de um café charmoso, no Castelo, além de um pôr-do-sol incrível.

Fugindo um pouco da parte histórica e mergulhando no universo da natureza e da sua diversidade, o Oceanário de Lisboa oferece diferentes espaços tropicais, gélidos e que demonstram, é claro, a diversidade do oceano. Aqui, você pode encontrar lontras, pinguins, tubarões, águas-vivas, entre outros.

2°Parada: Porto
Porto é uma cidade a 300 km de Lisboa e foi escolhida como a melhor cidade turística da Europa, após alguns anos de revitalização. Com muitos pontos turísticos próximos, a cidade de Porto permite que o visitante conheça a maioria dos lugares a pé, mas esteja preparado para subir e descer algumas ladeiras, que se assemelham às ladeiras de Ouro Preto (Minas Gerais).

Um dos passeios mais lindos que você poderá fazer é visitar o Cais da Ribeira, que é rodeado por ruas estreitas de paralelepípedo que nos levam a vários bares, restaurantes, e cafés de frente para o Rio Douro. Uma das melhores coisas que você pode fazer é atravessar a ponte e ter uma vista MARAVILHOSA de Porto a partir de Vila Nova de Gaia.

Quem ama ler não pode deixar de fora a visita à Livraria Lello, que serviu de inspiração à escritora J.K Roling para as escadas que formam Hogwarts. A livraria é cheia de detalhes e de um encanto muito grande, desde o momento que você entra no local. Contudo, esteja preparado para uma grande aglomeração de pessoas em busca da foto perfeita nas suas escadarias.

Uma parada obrigatória, em Porto, é o Palácio da Bolsa, que abriga a Associação Comercial do Porto. Cheia de salões bem trabalhados, como o Salão Árabe, o Palácio da Bolsa possui um interior rico e é um verdadeiro tesouro arquitetônico. Além disso, a visita guiada é excelente e nos oferece ricas explicações sobre o local.

É possível visitar também o Centro Português da Fotografia, que hoje abriga um rico acervo de fotógrafos de renome, era, antigamente, uma prisão. Para se ter uma visita guiada, é preciso marcar previamente, mas tal prédio nos propõe boas reflexões  e nos oferece belas exposições.

A cidade de Porto é repleta de muitas igrejas e de muitos pontos religiosos para se visitar a pé, mas a Torre dos Clérigos é parada obrigatória para todo turista. É possível visitar a igreja e, logo depois, subir a Torre e contemplar uma bela vista do alto e da cidade.

3°Parada: Braga
Já imaginou aquela cidade que tem as melhores coisas das grandes metrópoles e que consegue ainda cultivar a segurança, o charme e o encanto das “cidades de interior”? Braga é a cidade certa para se visitar e para ser escolhida como moradia. Braga, definitivamente, conquistou o meu coração.

A cidade conta com uma praça central, a Praça da República, onde podemos encontrar vários cafés (como o Café Vianna, que é simplesmente maravilhoso, afetuoso e delicioso), restaurante e lojas para a alegria do turista. Os pontos turísticos também são próximos, exceto a Igreja de Bom Jesus e a de Sameiro. Você não pode deixar de visitar os Jardins de Santa Bárbara e o Paço Arquiepiscopal, que nos proporciona um magnífico jardim numa parte medieval da cidade. As fotos ficam incríveis e vale a pena aproveitar os restaurantes próximos para descansar, caso o sol esteja muito forte.



A Sé de Braga é, definitivamente, uma parada obrigatória para todos os turistas. Também chamada de Santa Maria de Braga, a Sé foi construída onde existia um Templo Romano. É possível encontrar uma arquitetura barroca, mas que conserva os traços romanos. Além de visitar o claustro, é preciso visitar o museu no interior da Sé, que guarda a cruz da primeira missa realizada no Brasil. Vale a pena conferir.

Não pode ficar de fora o Largo de Santa Cruz, que conta com duas belas igrejas: a Igreja de Santa Cruz e a Igreja do Hospital de São Marcos, ambas datadas do século XVII. O mais legal é que você pode ir caminhando e fazendo muitas descobertas turísticas e históricas.

Você também precisa conhecer Bom Jesus do Monte, que fica no alto de uma das colinas, e subir as suas longas e belas escadarias. Você também pode ir de carro e descer de funicular, que é uma aventura muito legal de se fazer. A vista é simplesmente incrível e você, além de bater belas fotos, ainda pode desfrutar do restaurante do local, da gruta e de um excelente espaço para caminhada. No Santuário de Sameiro, também é possível visitar uma igreja de traços únicos e encontrar uma vista SUPIMPA e panorâmica da cidade.


Além de nos proporcionar momentos incríveis, viajar também nos oferece a oportunidade de reencontrar pessoas queridas da nossa vida. Então, nessa viagem também foi possível matar a saudade da minha amiga Janaína e conhecer a sua bela cidade de Braga, além de nos acompanhar em outras aventuras turísticas. Além disso, foi possível reencontrar também meus tios queridos, Tia Suely e Tio Alexandre, em Lisboa e compartilhar mais momentos incríveis ao lado dos meus pais e deles. 
 

Em Braga, também foi possível participar da Feira do Livro, que estava na sua primeira semana e que já estava a todo vapor. Com vários espaços literários, a Feira marcou presença na Praça da República e possibilitou que muitos turistas também participassem do evento. Foi muito bom encontrar tantos livros brasileiros nas prateleiras portuguesas e, é claro, fazer algumas amizades, como a Ana, que também ama livros e é um amor de pessoa.

IMPORTANTE SABER: Portugal é repleto de muitas cidades incríveis, sendo que cada uma delas possui muita beleza e muita história para contar. Também visitamos Guimarães, Fátima, Batalha, Coimbra, Óbidos, Cascais e Sintra. Contudo, vou destacar, para mim, as três melhores dessas anteriormente citadas: Fátima, Óbidos e Guimarães.

4°Parada: Fátima, Óbidos e Guimarães


Para mim, de todas as cidades visitadas, ao longo de Portugal, Óbidos foi a minha preferida para conhecer. A cidade vive no interior das muralhas do Castelo da época medieval. Logo na entrada, somos recebidos com música, o que nos remete à época realmente medieval, alguns séculos atrás. Podemos percorrer as longas e interessantes muralhas, além de visitar as lojas (incluindo a livraria) e os excelentes restaurantes locais. A vista é maravilhosa e podemos realmente nos sentir parte da História.


A cidade de Fátima é um verdadeiro espaço para agradecer por uma viagem tão abençoada e para se encantar com a devoção por Nossa Senhora. Não há ostentação ou luxo, muito pelo contrário. Todo o Santuário reflete muito bem a simplicidade e a fé de Nossa Senhora. Vale a pena visitar tanto o Santuário como a Casa dos Três Pastorinhos e os locais de aparição do Anjo.

A cidade de Guimarães está localizada a 20 km de Braga e é o verdadeiro berço de nascimento de Portugal. Aqui podemos visitar o Castelo de Guimarães, que possui excelentes ruínas prontas para exploração e uma ótima exposição. Além disso, podemos visitar o Paço dos Duques de Bragança, que é um local repleto de história, de mobília da época e de algumas exposições.

O ponto alto, literalmente, da viagem é o Santuário da Penha, onde podemos chegar de teleférico (uma viagem cheia de emoção e de altura) e apreciar uma excelente vista, uma igreja com arquitetura sóbria externamente e muito bonita em seu interior. É um excelente lugar para desfrutar de uma vista panorâmica e registrar em uma foto incrível.

Se você está querendo atravessar o Atlântico e conhecer algum país novo e incrível, você PRECISA conhecer Portugal e, para isso, precisa dedicar alguns dias de atenção exclusiva para esse país cheio de história, que faz parte da nossa história e que é cheio de cidades com pontos turísticos incríveis e que contam um pouquinho da construção do país. Com toda certeza, você vai amar Portugal.

IMPORTANTE SABER: Se você quer viajar para Portugal, fica a dica de andar sempre com um mapa e de comprar um livrinho turístico sobre o país antes, pois assim você pode conhecer antes os Pontos Turísticos e planejar melhor a sua viagem. Além disso, você precisa estar disposto a aproveitar os deliciosos pratos locais, que vão te fazer suspirar e se deliciar.

Até a próxima viagem! 💛

4 comentários:

  1. Sensacional sua prefeita descrição dessa terra linda e maravilhosa, nos deixando com muito mais vontade de voltar lá e conhecer os pontos turísticos através dessa sua narrativa.
    Parabéns por essa enorme contribuição. ��������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Henrique,
      Fico muito feliz em saber que você gostou dos meus relatos e dos pontos turísticos que selecionei para descrever esse país tão cheio de história e de tanta beleza. Portugal é, realmente, inesquecível.
      Muito Obrigada pela visita !
      Abraços,
      Bel :)

      Excluir
  2. A descrição dos lugares visitados é de uma riquezas tão grande de detalhes, que a gente se sente visitando junto! Uma narrativa que envolve e esclarece. Já ansiosa pelo "nosso" próximo destino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Moça Solar,
      Fico muito feliz por saber que você gostou do Embarque Comigo do mês e por você ter embarcado com a gente! Espero que você goste do próximo destino, hein?
      Beijos no coração,
      Bel <3

      Excluir