[RESENHA] Agora e Para Sempre, Lara Jean

Oi, Pessoal, tudo bem?

Venho escrever essa resenha com o coração apertado, ainda que metade dele também esteja feliz, pois o livro da vez será “Agora e Para Sempre, Lara Jean”, obra esta que encerra a série “Para Todos os Garotos que já Amei”, da escritora Jenny Han. Confesso que fiquei feliz quando descobri que haveria um último livro, mas não estava pronta para dizer adeus à Lara Jean e Peter.

No último livro da série, vamos nos deparar com o cotidiano intenso de Lara Jean, no último ano do ensino médio, assim como com as mudanças que vão ocorrer em sua vida por conta do casamento do seu pai com a sua antiga vizinha, a Sra.Rothschild, e por conta da sua ida à Universidade com Peter.

Na verdade, tudo está indo às mil maravilhas, tanto na sua vida acadêmica como na sua relação com Peter. Só que como uma boa novela mexicana, uma notícia inesperada vai acabar destruindo as certezas de Lara Jean e a colocando no precipício das mudanças, onde o coração e a cabeça estão em direções completamente opostas.
“Parece que tudo ao meu redor está mudando de formas inesperadas, quando eu só queria que permanecesse igual.”
É incrível como, a cada novo livro, vamos percebendo como Lara Jean vai amadurecendo e como ela vai conseguindo, através dos anos, manter a sua mesma essência. Lara Jean se mantém fiel a quem ela é da primeira até a última página, seja através da sua paixão por cozinhar ou pelo amor incondicional à sua família.

Peter, o nosso protagonista querido, continua com aquele jeito galante e dono da razão que nos cativa tanto. Nesse livro, é possível ver a forma como o relacionamento entre Peter e Lara Jean se fortaleceu, ainda que eles preservem aquele aroma suave e doce do primeiro amor. É engraçado como, à primeira vista, tal relacionamento parece impossível, pois ambos possuem gênios bem diferentes, mas, ao longo das páginas, percebemos que eles se completam, por mais clichê que pareça ser.

Vi muita gente comentando que esperava mais do livro, pelo fato de ele ser o último e por ter que nos apresentar um grande encerramento, mas acho que o livro cumpriu o seu propósito de forma maravilhosamente bem. Ao nos inserir num momento tão crucial da vida de dois jovens, o término do ensino médio e o início da vida adulta, Jenny Han nos mostrou que a vida nem sempre é da forma que nós gostaríamos que fosse, por mais que tenhamos batalhado e por mais que tenhamos desejado alcançar aquele objetivo, que para nós parecia ser tão correto.

Lara Jean é uma garota que não gosta de mudanças inesperadas na sua vida, assim como a maioria de nós. E, nesse livro, Lara Jean, ao receber uma notícia bastante inesperada, mostra-nos que podemos nos reinventar diante das adversidades e que tudo acontece por uma razão, basta que nós tenhamos a coragem de enfrentar e a paciência de entender o porquê daquilo.
“A questão é que você se acostuma. Antes mesmo de você perceber, você se habitua às novas condições.”
Outro ponto que me agradou muito, no livro, foi o fato de nos mostrar um Peter mais vulnerável e mais humano. Peter é irrevogavelmente apaixonado por Lara Jean e ele sabe da profundidade do amor dela por ele, mas isso não impede que ele tenha dúvidas e incertezas do quão bom ele é. Além disso, vamos conhecer mais dos seus pesadelos familiares e perceber que, por mais feliz que a pessoa aparente ser, ela também tem os seus próprios traumas.

Lara Jean e Peter, no último livro da série, mostram que o amor é feito de calmaria e de reviravoltas e que, para conseguir ultrapassar todos os desafios, é preciso dizer a verdade, por mais difícil que ela pareça ser. O relacionamento desses dois já enfrentou vários obstáculos, e, nesse livro, não será diferente, mas teremos aqui personagens mais maduros e, ainda sim, incrivelmente cativantes.

Como não poderia ser diferente, temos a participação das outras Irmãs Song, o que torna o livro ainda mais divertido e dinâmico. Kitty, como sempre, consegue roubar a cena e se mostra uma personagem fundamental para reestabelecer o equilíbrio e a leveza na família Covey. Para deixar registrado, já fico na expectativa de um livro só para Kitty, que é dona de um furacão autêntico dentro de si.

Ainda que a obra apresente os seus momentos tensos e que nos deixam com o coração apertado, Jenny Han soube balancear a trama com momentos de pura diversão e leveza, que conseguem nos arrancar risos e suspiros, além de nos apresentar personagens secundários que roubam a cena e que são importantes para os desdobramentos da história.
“Ser vulnerável, deixar pessoas se aproximarem, se magoar... Tudo isso é parte de estar apaixonado.”
Agora e Para Sempre, Lara Jean é o último livro da série Para Todos os Garotos que já Amei e vai nos presentar com reflexões sobre as despedidas, os recomeços, a importância da família e o poder do amor, sempre tão recorrente, em nossas vidas. Acima de tudo, Lara Jean e Peter vão nos ensinar que o primeiro amor é capaz de nos mostrar que podemos ultrapassar tudo, pois acreditamos em quem nós somos e na força que nós temos.


Classificação: 4 estrelas 💖

2 comentários:

  1. Olá Bel!
    Ahhhhhh adorei sua resenha ❤️
    Confesso que estou adiando a leitura porque ainda não quero me despedir desses personagens maravilhosos!
    Essa trilogia foi a mais fofa que li ano passado, e amei de paixão a Lara Jean!
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa,
      Também estava morrendo de medo de terminar essa série, pois ela é tão fofa, tão sensível e tão doce, que conquistou o meu coração imediatamente. A Lara Jean é cativante e acho que foi um encerramento lindo para a história dela. Espero que você goste do livro.
      Beijos no coração,
      Bel <3

      Excluir