[EMBARQUE COMIGO] Belém

Oi, Pessoal, tudo bem?

Aproveitando que semana que vem tem feriado (1°de Maio: Dia do Trabalho), a postagem de hoje será ideal para você por o pé na estrada e a mala na mão, pois o Embarque Comigo te levará para a Região Norte do Brasil. Vem conhecer comigo Belém, no estado do Pará.

Para quem não sabe, a cidade de Belém foi fundada em 1616 e é considerada uma das maiores da Região Norte. A fundação da cidade de Belém tinha como objetivo consolidar a presença da Coroa Portuguesa no Brasil, visto que a colônia vinha sofrendo, nos últimos anos, ataques e invasões das frotas de outras nações. Assim, Belém nasceu da sua importância estratégica para a construção do Forte do Presépio.

Assim como o Brasil possui uma cultura bastante rica e diversificada, Belém guarda, nas suas ruas e nos seus habitantes, uma cultura vibrante, animada e que te conquista pelo estômago. Para quem gosta de uma gastronomia diferente e cheia de sabor, além de uma música cheia de ritmo e de cor, Belém é o destino certo para você.

Então, separamos 5 pontos turísticos que não podem ficar de fora da sua viagem e que não podem ser deixadas de lado, na hora de explorar Belém.

1° Parada: Forte do Presépio
FOTO RETIRADA DA INTERNET

O Forte do Castelo, popularmente conhecido como o Forte do Presépio, é parada obrigatória para aqueles que visitam Belém, pois o Forte é uma peça fundamental para o nascimento da cidade. O Forte foi criado em decorrência das tentativas de invasão inglesa e holandesa, além de ataques indígenas.

Atualmente, no interior do Forte do Castelo, podemos encontrar um pequeno museu, que contém quadros explicando a história do forte, além de peças portuguesas, indígenas e de artilharia usadas no Forte. O visitante pode andar por todo o Forte, momento este em que vai se deparar com uma bela vista, que pode servir de cenário para as suas fotos.

Lembrando que a entrada para o Forte/Museu é paga, mas o valor é pequeno (R$: 4,00) para um ambiente conservado e cheio de história e beleza.

2°Parada: Estação das Docas
FOTO RETIRADA DA INTERNET

A Estação das Docas é, de longe, o meu ponto turístico favorito em Belém. O antigo porto fluvial de Belém foi reformado, no ano de 2000, e hoje é uma parada obrigatória para os turistas e um ponto de visitação constante dos próprios moradores.

FOTO RETIRADA DA INTERNET
Os três armazéns, que se encontram à beira da orla da baia do Guarujá, conseguem reunir opções de gastronomia, moda, lazer e eventos culturais. Cheio de restaurantes e bares, você vai aproveitar a vista da orla, enquanto se delicia com pratos típicos da região e escuta uma boa música ao vivo, que ocorre nos seus incríveis palcos deslizantes.

Além da gastronomia, você também encontrará opções de presentes e um espaço diverso com exposições e feiras. Além disso, há um pequeno espaço disponibilizado para a exposição de algumas peças que contam a história do antigo porto fluvial.

Seja pela manhã ou à noite, a Estação das Docas é um ótimo lugar para aproveitar a culinária local de Belém e um cenário incrível, com muita segurança e muito conforto.

3°Parada: Mangal das Garças


O Mangal das Garças é o local certo para você que é amante da natureza, sendo assim um verdadeiro achado da natureza, dentro da própria cidade. Ele simboliza um pouquinho da riqueza amazônica, ao longo de 40.000 metros quadrados, à margem do Rio Guamá.

Esse espaço foi criado pelo Governo do Pará em 2005 e é resultado de uma cuidadosa revitalização do local, que antes era uma extensa área alagada. Atualmente, o Mangal das Garças conta um espaço repleto de lagos, equipamentos de lazer, restaurantes, vegetação típica, aves, restaurantes e de um borboletário, por exemplo. 
FOTO RETIRADA DA INTERNET

Antes de ir ao Mangal das Garças, escolha uma roupa confortável para explorar o local, que é grandioso e cheio de diferentes áreas. A entrada para o local é paga e custa 15 reais, podendo haver cobrança de um valor extra em alguns dos espaços internos.

4°Parada: Basílica Santuário Nossa Senhora Nazaré


Além de uma gastronomia riquíssima e de uma cultura musical animada e cheia de ritmo, Belém também é muito procurada por conta do seu turismo religioso, sendo ela a cidade do Círio de Nazaré. Assim, uma parada religiosa obrigatória é a Basílica Santuário Nossa Senhora Nazaré.

Construída em 1909 para servir de abrigo da imagem milagrosa de Nossa Senhora de Nazaré, a Basílica possui um estilo neoclássico, sendo formada por várias colunas, inúmeros arcos e muitos vitrais de tirar o fôlego. A Basílica fica localizada em frente à Praça Santuário de Nazaré, que é o destino final da grande procissão que se reúne durante o Círio de Nazaré, visto que é no altar da praça que a imagem da Virgem fica exposta.

5°Parada: Espaço São José Liberto

FOTOS RETIRADAS DA INTERNET

Esse é um dos pontos turísticos mais interessantes de Belém, seja pelo seu simbolismo ou pela história que está por trás do prédio. O prédio principal é datado em 1749 e foi construído para ser o Convento de São José. Após a expulsão dos jesuítas do Brasil, o espaço passou a ter inúmeras outras finalidades e serviu, durante mais de 100 anos, de espaço de privação de liberdade, abrangendo até mesmo presos políticos.

Após ser desativado pelo Governo, o espaço foi revitalizado e abriga no seu interior o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro e a Casa do Artesão, sendo assim uma referência cultural e comercial de Belém.

O Espaço é amplo e possui alguns ambientes internos muito interessantes, como a Capela, o Jardim da Liberdade e um ambiente que recria como era uma das celas, quando o espaço ainda era utilizado como presídio.

A Capela, que atualmente é palco de celebrações religiosas, apresentação de músicas ou saraus literários, apresenta as paredes originais de pedra e um teto cheio de estrelas. O Jardim da Liberdade é um espaço bem diferente dos demais, visto que é o único Jardim Gemológico do país e foi construído formando uma mandala. Esse espaço é cheio de elementos da natureza, buscando assim energizar o ambiente, que já foi palco de tantos momentos difíceis e cheios de dor, quando ainda havia o presídio no local.


Um dos maiores motivos que nos levou a conhecer Belém e a voltar a visitá-la foi a minha querida Tia Suely, que nos mostrou essa cidade tão linda e cheia de atrativos cativantes. É sempre muito bom reencontrar pessoas tão especiais e que nos fazem muito bem. 

FIQUE DE OLHO: A Cidade de Belém é cheia de pontos turísticos incríveis e de uma cultura cativante. Esses foram apenas alguns pontos turísticos escolhidos, mas você ainda pode encontrar muitos passeios e locais interessantes para se visitar. Uma coisa é certa: Belém é apenas uma amostra dos locais incríveis que você poderá encontrar na Região Norte.


Até a próxima viagem! 💛

6 comentários:

  1. Espero ter esse privilégio de receber voces mais vezes na minha amada e bela Belém muito bem descrita por voce que tto amo.
    Bjssssss voltem sempre.
    Tia Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Suely,
      Muito Obrigada pelo carinho e por sempre nos receber com tanto amor. Saiba que amamos muito a senhora e a sua cidade querida. Muito obrigada por comentar. Fico muito feliz que tenha gostado da postagem.
      Beijos no coração,
      Bel <3

      Excluir
  2. Espero ter esse privilégio de receber voces mais vezes na minha amada e bela Belém muito bem descrita por voce que tto amo.
    Bjssssss voltem sempre.
    Tia Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Suely,
      Muito Obrigada pelo carinho e por sempre nos receber com tanto amor. Saiba que amamos muito a senhora e a sua cidade querida. Muito obrigada por comentar. Fico muito feliz que tenha gostado da postagem.
      Beijos no coração,
      Bel <3

      Excluir
  3. Bel, minha linda!
    Que passeio incrível, nunca fui para Belém!
    Pelo visto, depois de Fortaleza preciso passar lá. Adoro essa ideia de aprender mais sobre outras culturas visitando os locais.
    E seus pais... Que saudade deles! E suas claro.
    Um beijo estalado no seu coração e um abraço apertado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleee, Moça Solar,
      Fico tão feliz que você esteja gostando de conhecer um pouquinho do Brasil com o Embarque Comigo. Acho que você e a sua mãe iriam amar Belém e todos os seus pontos turísticos, principalmente a Estação das Docas e a Basílica. Também estamos todos com saudades de vocês duas.
      Beijoooos no coração,
      Bel <3

      Excluir