[RESENHA] A Menina dos Olhos Molhados

Oi, Pessoal, tudo bem?

Quem nos acompanha aqui no Blog sabe que a nossa primeira resenha foi do livro O Amor nos Tempos do Ouro, da escritora nacional Marina Carvalho. E como amamos os seus livros, a resenha de hoje também será dedicada a uma das suas obras: A Menina dos Olhos Molhados, que foi lançado pela Editora GloboAlt.


Em A Menina dos Olhos Molhados, vamos nos deparar com o enredo de Azul da Cor do Mar, mas na perspectiva de Bernardo Venturini, o jornalista investigativo mais amado da Folha de Minas. Nessa nova obra, Marina Carvalho vai abordar os eventos e os embates de Bernardo e Rafa segundo o olhar do nosso protagonista tão amado, além de nos apresentar uma parte do passado de Bernardo, que foi muito importante para definir quem ele é hoje.

Assim, o livro é todo trabalhado por capítulos que são narrados por Bernardo, mas que se subdividem em partes do seu presente e em flashbacks do seu passado, principalmente a partir do momento em que Bernardo inicia na sua Faculdade de Jornalismo e que conhece a Valentina, que vai ser muito importante para definir algumas características tão presentes no Bernardo que passamos a conhecer em Azul da Cor do Mar.

Confesso que não gosto muito dos livros que possuem o mesmo enredo, mas que mudam apenas a perspectiva do personagem que o descreve, pois a trama acaba se tornando repetitiva e, muitas vezes, o novo olhar do personagem não agrega nada àquele universo literário. Contudo, A Menina dos Olhos Molhados me surpreendeu positivamente, pois as versões de Bernardo são mais esclarecedoras para a forma como o enredo se desenvolve e podemos revisitar uma história tão apaixonante e divertida.


Para aqueles que vão começar a ler esse livro, é melhor ir com o coração preparado, pois o passado de Bernardo é um misto de conquistas na sua carreira de Jornalista e de decepções e tristezas na sua vida pessoal. Nesse livro, vamos conhecer o envolvimento de Bernardo com Valentina, que é uma personagem manipuladora e que não mede esforços para punir aqueles que tentam impedir que as suas loucuras fossem levadas para frente.

Como Bernardo é um jovem seguro de si e que tem os seus objetivos profissionais bem definidos, Bernardo não se deixa dominar totalmente pelas manipulações de Valentina, o que a torna nociva para a evolução da personalidade dele. Em uma das tentativas de segurar Bernardo para si, as sérias consequências fazem com que o nosso jornalista tenha que amadurecer mais rápido e se torne mais desconfiado quando o assunto é o Amor, pois ele já foi friamente ferido.

Assim, quando comparamos a evolução do Bernardo “universitário” para o Bernardo que já conhecemos, percebemos que há coerência e que Marina Carvalho acertou em cheio na construção do personagem. Ainda que ele guarda certas cicatrizes do seu passado, Bernardo nutre um amor enorme pela família e tem um coração enorme, ainda que tente demonstrar o contrário.
“Quando somos jovens, temos o costume de achar que nada pode contra nós. Mas como somos burros! Nossas maiores decepções são provocadas por nós mesmos.”
É muito interessante ver o envolvimento dele com a Rafaela e a forma como os seus sentimentos vão mudando e vão crescendo, a ponto de ficar bastante visível para os outros o que ele sente, exceto para ele mesmo. Bernardo é cabeça dura e o surgimento de Rafaela é muito importante, porque, às vezes, ele precisa de alguém que o desafie e faça com que ele desça do pedestal.

Além de focar na sua vida pessoal, o enredo do livro é muito interessante por também apresentar ao leitor o amor que o nosso protagonista possui pelo Jornalismo e por ser capaz de transmitir às pessoas informações tão importantes. Quem me conhece sabe que sou completamente apaixonada por personagens jornalistas, logo, esse livro conquistou ainda mais o meu coração.

A Menina dos Olhos Molhados, além de trazer personagens tão amados pelo público de Marina Carvalho, nos mostra como alguns eventos do passado são capazes de nos fazer mudar e crescer. Além de nos mostrar como o amor é fundamental quando estamos falando de recomeços.

Classificação: 5 estrelas (💖)

2 comentários:

  1. Beeeeeeeeeel, minha linda!
    Adivinha quem pegou o ebook para ler?
    Não consegui o físico, mas quero conhecer essa história e o porquê você ama tanto a Marina. Já queroooooo! Em breve, te conto o que achei.
    Quero dizer... Depois de eu acabar meu Outlander HAHAHA
    Beeeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleeeee do meu coração,
      Já estou na expectativa para saber o que você achou da escrita da Marina Carvalho e dessa obra. Espero muito mesmo que você goste e que o Bernardo também cative o seu coração. Espero que Outlander esteja sendo só sucesso.
      Beijooooos no coração,
      Bel <3

      Excluir